Saiba como fazer um planejamento estratégico de TI eficiente
Com o avanço da transformação digital e o amplo uso de outras ferramentas disruptivas, como Big Data e Inteligência Artificial, a gestão dos processos tecnológicos nos negócios ganha cada vez mais relevância.
Agora, mais do que em qualquer outro momento, as empresas precisam construir um plano estratégico de TI, para que consigam saber exatamente como irão se posicionar em um mercado altamente competitivo.
A tecnologia não para de evoluir. Por isso, a melhor forma de tentar acompanhar esse ritmo é priorizar a construção de um planejamento estratégico de TI que seja constantemente monitorado, avaliado e melhorado, acompanhando a dinâmica do mercado.
Neste artigo, mostramos porque o planejamento de TI tornou-se crítico para o desempenho e o sucesso de uma empresa.
Entenda porque o processo de planejamento estratégico de TI hoje deve ser visto de forma muito mais aprofundada. Continue lendo o artigo!
Planejamento estratégico: apresentando o conceito
O planejamento consiste no processo de documentar e estabelecer uma direção para sua empresa ou setor, avaliando onde você está e para onde está indo.
Geralmente, em sua estrutura, o plano estratégico destaca a missão, visão e valores da empresa, bem como suas metas de longo prazo, com destaque para os planos de ação que serão usados para o alcance de tais metas.
Um plano estratégico bem elaborado pode desempenhar um papel fundamental no crescimento e sucesso de uma empresa, porque diz ao gestor e aos colaboradores a melhor forma de responder às oportunidades e desafios.
Apesar dos vários benefícios de ter um plano estratégico em vigor, um número crescente de gestores de empresas não está se concentrando nas estratégias de longo prazo de seus negócios.
Segundo dados de uma pesquisa da Constant Contact de 2018 com 1.005 proprietários de pequenas empresas, 63% disseram que planejam com apenas um ano (ou menos) de antecedência.
O fato é que o sucesso futuro de uma empresa depende de um planejamento estratégico eficaz. Trata-se de olhar para o futuro do seu negócio, pensando no nível de maturidade corporativa que você busca alcançar.
Em síntese, o planejamento estratégico consiste em analisar o negócio e estabelecer metas e objetivos realistas. Dessa maneira, é possível elaborar um documento formal que apresenta as visões e metas da empresa para o futuro e orienta a atuação do time.
Importância de um planejamento estratégico de TI
Muito além de fornecer hardware e software para apoiar outras áreas, a área de TI trabalha focada na definição e entrega de processos tecnológicos adequados para a empresa. No contexto atual, as novas tecnologias tornam-se cada vez mais o núcleo da empresa.
Afinal, são as inovações disruptivas de mercado que fazem uma empresa criar e conquistar novos mercados. Daí a importância de ter um plano estratégico de TI atual e orientado para o avanço da transformação digital.
Na prática, o processo de planejamento estratégico de TI pode levar algum tempo, mas é extremamente vantajoso para todos os envolvidos.
Seja para o gestor da empresa, seja para o líder de tecnologia da informação ou ainda para os profissionais, o planejamento de TI fornece uma ideia mais clara das metas e objetivos que deseja alcançar e um caminho para fazer isso.
Para os colaboradores, o processo pode promover um aumento na produtividade, contribuindo para o sucesso do negócio.
5 benefícios de um planejamento estratégico de TI
Quando o gestor decide investir na construção de um plano estratégico de TI, o setor de tecnologia e a empresa podem obter uma série de vantagens. A seguir, elencamos as principais:
1- Aumenta a produtividade
Ao envolver os profissionais no processo de planejamento de TI, eles recebem um senso de responsabilidade que pode aumentar a produtividade.
Se eles contribuíram no processo ou foram informados sobre as metas e objetivos do negócio depois do plano estratégico ter sido criado, eles estarão mais propensos a trabalhar para atingir essas metas.
2- Identifica pontos fortes e fracos
Como parte do processo de planejamento estratégico de TI, o gestor e seu time devem analisar toda a estrutura de tecnologia do negócio. Assim, será possível identificar o que o setor faz bem e em quais demandas ainda precisa melhorar.
O processo de mapear os pontos fortes e fracos da área de tecnologia oferece aos profissionais a oportunidade de melhorar continuamente a estrutura de TI corporativa, garantindo a acessibilidade e a disponibilidade dos serviços, bem como minimizando os riscos.
Lembre-se sempre de envolver os profissionais no planejamento estratégico de TI. Eles podem contribuir com uma visão diferente e ideias inovadoras. Além disso, um planejamento colaborativo faz muito mais sentido.
3- Define a direção do negócio e promove um negócio proativo